MENU

Alta Floresta - MT

Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017

Escola JVC promove mais uma edição da Caminhada Contra o Diabetes

O evento, contou com uma grande participação da comunidade escolar local, e também da Escola Estadual 19 de Maio

MT Esporte

MT Esporte

Postada em 16 de Novembro de 2017 às 10h26min

A Escola Estadual Jayme Verissimo de Campos Jrº localizada no Bairro Bom Pastor em Alta Floresta/MT promoveu na manhã de ontem quarta-feira (15) a sua 8ª edição da Caminhada contra o Diabetes. O evento, contou com uma grande participação da comunidade escolar local, e também da Escola Estadual 19 de Maio.

"Campanha Mundial de 2017 tem como tema “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.

Além deles, participaram acadêmicos do curso de educação física da Unopar e integrantes do projeto da Melhor Idade desenvolvido pelo NASF, através do Professor Adauto.

O objetivo principal do evento é a promoção de ações que conscientizem a comunidade sobre a importância da prevenção e educação em diabetes. A caminhada faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela escola sobre o assunto. O tema faz parte do conteúdo curricular escolar.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira do Diabetes, milhares de pessoas morreram nos últimos anos por complicações causadas pela doença. Os números são alarmantes, onde a cada 8 segundos uma pessoa morre vitima da complicação causada pelo diabetes. A maior parte dos casos, entretanto, está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, e é, portanto, passível de prevenção, por isso, vamos combater o Diabetes.

Dia Mundial do Diabetes 2017

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Para esse ano, o tema escolhido para a campanha foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.

Dentre os objetivos da campanha mundial estão:

- Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

- Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

- Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

- Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.

- Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.

- Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sendo liderada pelo Dr. Márcio Krakauer.