MENU

Alta Floresta - MT

Terca-Feira, 17 de Outubro de 2017

IFMT de Alta Floresta participa dos jogos estaduais em Sorriso

A abertura aconteceu no domingo (6) no Ginásio Domingão

Divulgação

MT Esporte

Postada em 08 de Agosto de 2017 às 09h26min

O município de Sorriso esta sediando os 4º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT). O evento conta com quase 2 mil atletas dos 19 campi do Instituto Federal de todo Mato Grosso, sendo pela primeira vez, o maior evento em numero de participantes de todo Brasil, seguido do RS. A abertura aconteceu no domingo (6) no Ginásio Domingão.
Alta Floresta esta presente no evento. Os alunos do campus de Alta Floresta participarão nas modalidades futsal, voleibol, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez e atletismo, nas provas de pista e campo. A delegação foi acompanhada dos professores Miguel e Alvaro que no ultimo sábado fizeram os últimos treinamentos nas dependências do complexo esportivo Pezão, com utilização plena das dependências cedidas pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta em parceria com o IFMT, e da prefeitura de Paranaíta, que viabilizou o transporte para que os discentes do Centro de Referência de Paranaíta, conseguissem também treinar em Alta Floresta.
Ao todo, os JIFMT terá 11 modalidades esportivas: Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. Os estudantes do IFMT que participam do evento têm suas despesas de hospedagem e alimentações custeadas por ajuda de custo ao discente para participarem dos Jogos.
A primeira edição do JIFMT ocorreu em Cáceres (2012), a segunda em Cuiabá (2014) e a terceira em Tangará da Serra (2016). Este ano, a competição realizada pelo IFMT acontece na Capital Nacional do Agronegócio e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso. Esta é a quarta edição dos Jogos e espera receber mais 1.300 participantes, entre estudantes e servidores, vindos de diversas partes do estado. As equipes campeãs do JIFMT obterão classificação para a etapa regional dos Jogos do Instituto Federal etapa Centro-Oeste (JIFCO) que ocorrerá em Campo Grande (MS), no período de 06 a 10 de setembro de 2017. Posteriormente, os vencedores do IFMT no JIFCO participarão da etapa nacional que ocorrerá de 03 a 08 de outubro de 2017, em Poços de Caldas (MG), tendo como Instituto sede, o IFSULDEMINAS.
Sobre os JIFMT
Os JIFMT 2017 é uma promoção do Governo Federal, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), por meio da Pró reitoria de Extensão (PROEX), do Campus Sorriso, da Prefeitura Municipal de Sorriso e do coletivo de professores de Educação Física do Instituto Federal.
Os JIFMT 2017, alicerçados nas Políticas para o desporto da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia baseiam-se nos seguintes princípios:
  • Da democracia: assegurando ao estudante acesso à prática esportiva, preconizado pelo Art. 217 da constituição Federal de 1988.
  • Do conhecimento: Propiciando a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa.
  • Da educação pelo desporto: Atuando de forma integral, considerando as habilidades e capacidades, os valores sócio-culturais, os aspectos afetivos e cognitivos dos educandos, zelando e colaborando para o cumprimento da missão institucional de educar para a vida e para o trabalho..
  • Do respeito à cidadania: Estimulando o entendimento e aplicação das regras esportivas, o respeito aos competidores concorrentes e da valorização do trabalho em equipe, companheirismo e da solidariedade;
  • Da humanização: Proporcionando ao estudante a vivenciar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças, provocado pelo lúdico esportivo e valorizando-o como sujeito de toda ação.